aquapaisagismo prêmios - AquabaseUma parte da premiação da Aquabase.

Aquascaping Love / AquaA3 – Uma coisa é ser bom em algo, e outra coisa é ser o melhor. O aquapaisagismo já deixou de ser considerado apenas como um mero passatempo, e tem sido visto como uma forma de arte. Este artigo vai tentar ajudá-lo a descobrir formas de ganhar uma competição de aquapaisagismo, abordando temas como técnicas básicas de paisagismo e layout, a importância da fotografia em competições de aquapaisagismo, e listando critérios básicos usados no julgamento destas competições, ou seja, o que os juízes de aquapaisagismo esperam quando julgam estes aquários.

Aquapaisagistas animados o suficiente com a sua paixão muitas vezes tentam a sua sorte em competições de paisagismo. É uma consequência natural: quando você faz algo que gosta e te dá prazer, é claro que você quer mostrar para os outros, e você também deseja que seu trabalho seja apreciado. Quando você se torna bom em aquapaisagismo, por que não?

O que os juízes querem ver em um concurso de paisagismo é um tanque perfeitamente executado, com bons princípios de design, e que também tenha aquele “fator uau!” que o diferencia dos outros na competição. Além disso, tenha em mente que julgar aquapaisagismo é como julgar qualquer obra de arte. É preciso prestar atenção aos detalhes, você precisa ser criativo, mas sem artificialidades.

Chen Huang Jen, Taiwan, IAPLC 2007 Chen Huang Jen, Taiwan, IAPLC 2007

Dê aos juízes o fator “UAU!”

Tenha em mente que muitas vezes os juízes de concursos de aquapaisagismo precisam selecionar os melhores aquários dentre centenas de inscritos. O que você acha que os ajudaria a fazê-los se decidirem? Eles recebem centenas de fotografias de vários tipos de layouts de aquapaisagismo, não deve ser uma tarefa fácil. Entretanto, montagens que atraem imediatamente sua atenção e prendem seus olhos são os preferidos. Dê-lhes este “fator uau”! Além disso, lembre-se sempre que montagens vencedoras não devem imitar o que já foi feito antes. Então, ouse e seja original!
Além disso, nunca se esqueça de que, idealmente, os tanques melhor classificados são tecnicamente perfeitos, além de também terem essa característica única que chama imediatamente a atenção.

fotografia aquapaisagismoImagem Aquabase

A importância de uma foto de boa qualidade em Concurso de Aquapaisagismo

Não importa o tipo de concurso de paisagismo, a qualidade da fotografia enviada na sua inscrição é muito importante. Poucas pessoas levam este aspecto a sério como deveriam. Não é suficiente ter um layout de paisagismo magnífico se as fotos que você tirou não fazem justiça. Também é melhor enviar mais de uma foto de seu tanque, porque ajuda os juízes a avaliar melhor o seu paisagismo.

Aquapaisagismo - Fotografe para vencer Foto: Carlos Eduardo

Já escutou aquele ditado “quem faz a foto não é a câmera e sim o fotógrafo” ? A qualidade do equipamento é importante na hora de uma boa foto, mas não se assuste com a primeira foto que utilizamos para ilustrar o tema, não é necessário muito para tirar boas fotos. O estudo é parte importante  para o sucesso, não ter cuidado com algumas dicas preciosas é outro pecado que muita gente comete. Aquapaisagismo – Fotografe para vencer

estudo aquapaisagismo

O estudo

Estudar é a maneira mais eficaz para realizar seus objetivos no aquapaisagismo, desde pequenos ouvimos nossos pais ou avós dizerem que sem estudo não chegaremos a lugar nenhum. Então busque se aprofundar antes de realmente começar; estude sobre o comportamento de cada planta, a importância da fertilização, as medidas ideias do seu aquário, qual a iluminação ideal… Lembre-se que você irá se tornar ao mesmo tempo um biólogo, químico e até físico!

Escute os que realmente sabem

No Aquapaisagismo ninguém consegue se estabelecer solitário, é necessário escutar os conselhos daqueles que tem mais experiência. Participe de grupos de estudos, nunca tenha vergonha de perguntar.  Separamos algumas dicas gentilmente cedidas pelo o blog Ingascaping.

Dicas de André Longarço

1. Planejamento e conhecimento: A base de tudo! – Procure por informação de qualidade. Cuidado com a internet, pois nela “qualquer um escreve o que bem entende”. Saiba filtrar as informações. Busque contato com aquapaisagista de renome, com prática e experiência. Normalmente eles são solícitos e estão sempre dispostos a oferecer ajuda. Desenvolva a sua ideia primeiro no papel ou mentalmente. Trace um plano de montagem. Escolha as plantas mais adequadas ao seu projeto e garimpe o seu hardscape. Lembre-se sempre da máxima: “Menos é mais”. É muito fácil colocar inúmeros troncos e rochas numa montagem, mas é muito mais difícil harmonizá-las de maneira adequada e equilibrada.

2. Produtos e equipamentos: A escolha certa será fundamental para o sucesso da montagem. – Procure usar equipamentos e produtos de qualidade comprovada. Lembre-se que “o barato, sai caro”. Entretanto, nem sempre o produto mais caro é o mais adequado para o seu projeto. Fuja de imitações e cópias. O desenvolvimento de um produto de ponta se faz através de muito estudo, pesquisa e investimento. É muita ingenuidade achar que a cópia é a mesma coisa que o produto original…se o fosse não seria chamado assim.

3. Conceito e inspiração: Viva sempre de bem com a Vida e respeite e curta a Natureza. – Procure enxergar a vida, o cotidiano, de uma forma mais contemplativa. Observe a Natureza, como ela se desenvolve, como crescem as plantas, por onde correm os rios… Menos estresse, menos cobrança e mais amor, mais contemplação. O conceito do verdadeiro layout provém do coração, do sentimento do aquapaisagista, por isso tenha calma e paciência na hora do desenvolvimento do projeto. Ele certamente será a representação artística do seu sentimento. Busque inspiração na Natureza. Ela é a nossa musa, tudo provém dela. O conceito básico do Nature Aquarium é aprender com a Natureza para recriar Natureza

Dicas de Américo Guazzelli

1. Seja perseverante! Insista nas montagens. Não ficou satisfeito? Remonte! Faça quantas vezes for necessário, a prática nos traz a evolução.

2. Analise todos os layouts que encontrar nas páginas dos concursos, principalmente os melhores colocados, e tente entender porque ele se mostra bonito.

3. Defina qual o seu objetivo! Se for uma montagem para concursos, siga as regras básicas que permeiam o julgamento, se for para sua própria satisfação, faça algo que te dê prazer sem se importar com regras.

4. Aquapaisagismo é apenas um instrumento para novas amizades. O sucesso é medido pela ampliação do nosso círculo de amigos.

Dicas de Fabian Kussakawa

1. Dedicação e paixão. Isso eu aprendi com o mestre Rony Suzuki. Dedicação aliada a paixão pelo hobby, tornam você um aquapaisagista determinado. Ficar meses cuidando de um aquário ou ate 1 ano cuidando para chegar no resultado que você quer, é realmente algo que exige muita determinação para poder passar pelas fases mais críticas (algas e maturação) e isso sem uma vontade a parte que é a paixão por esse hobby maravilhoso não tem como prosseguir. Mais um detalhe, não desista no primeiro problema que encontrar. Se o hobby fosse perfeito simplesmente não teria sentido ingressar nele. Faça com vontade para que seja um hobby que de prazer.

2. Visão. Você deve dar importância que o seu aquário é para ser visto como um todo e não apenas uma planta ou um peixe. E para que isso ocorra em um aquário, recomendo usar peixes pequenos geralmente tetras que não passem dos 2cm e de uma mesma espécie para que dessa forma, não denunciamos assim o tamanho do display. Usar um cascalho de granulometria de 0 a 2mm de cor neutra nada colorido; porque de nada adianta usar peixes exóticos e na escala certa, se você estiver usando um cascalho colorido e de granulometria grande irá comprometer a qualidade final. E quando você estiver vendo o material de hardscape pedras e troncos, visualize as escalas de tamanhos diferentes mas que condizem com o tamanho do aquário, por isso recomendo um aquário com pelo menos 35cm de largura.

Veja o hardscape ja imaginando onde as plantas irão ficar, isso exige espaços para tipos de plantas de diferentes escalas. E quando tudo isso estiver ok. Prepare sua maquina de fotografia e tire fotos e analise de vários ângulos. Tenha em mente que uma analise de autocritica e consultar aquapaisagistas mais experientes ajudará a clarear a sua visão.

3. Regra do porque não? Sabe aquele aquário que você monta pela primeira vez, estuda e no fim, as vezes não fica como voce esperava? Bom ai entra a regra do por que não? Como assim? Se você está vendo que não está indo bem ou que não vai obter o resultado que planejou, porque esperar para mudar?

Sei que há o planejamento e tudo mais, mas se realmente com todo esse planejamento não esta do seu agrado é hora de pensar e refazer o layout antes de perder alguns meses. No caso recomendo para iniciantes começar com pequenas mudanças e melhorias no acabamento. Uma vez que não teve jeito mesmo, Refaça, porque tenho certeza que sairá melhor do que a primeira tentativa.

Faça tudo isso com calma, repense bem , adapte-se se for necessário. Não tenha medo de remover a planta que voce pensou que iria ficar legal, ou o tronco que não encaixou com nada. O ditado de quanto mais voce mexer piora, isso não concordo de forma alguma, o certo no aquapaisagismo seria: Quanto mais você mexer… melhora.

Dicas de Luca Galarraga

1. Analise o regulamento do concurso e decida em qual categoria seu aquário irá concorrer. Escolha um aquário que tenha volume próximo ao máximo permitido para aquela categoria. Aquários maiores oferecem mais possibilidades de criação ao aquapaisagista.

2. Escolha uma proporção de aquário que tenha mais chances em termos de layout. Traduzindo, escolha aquários mais horizontais (esqueça os cubos!), e mais largos do que altos.

3. Um bom trabalho de hardscape (rochas e/ou troncos) é fundamental para obter um aquário competitivo. Esqueça os aquários no estilo “holandês” (com apenas plantas muito bem organizadas).

4. Tenha à disposição mais rochas e troncos do que irá utilizar no layout. Quanto mais opções disponíveis, mais você poderá exercitar sua criatividade!

5. Dedique alguns dias de estudo para o melhor posicionamento do hardscape. A ansiedade é um dos maiores inimigos dos aquapaisagistas.

6. Tenha cuidado para que o desenvolvimento da flora não esconda partes importantes do seu layout. A poda das plantas é fundamental para atingir um resultado impactante.

7. Escolha a fauna de seu aquário com cuidado. Prefira um ou dois cardumes de pequenos peixes, cuja coloração complemente o seu aquapaisagismo.

8. No dia da foto oficial, retire todos os equipamentos visíveis de seu aquário, escureça o ambiente e utilize roupas escuras, evitando reflexos indesejáveis.

9. Um aquário de ponta requer um investimento considerável em produtos e equipamentos. Não espere por milagres utilizando soluções caseiras. Por outro lado, procure informações de qualidade antes de sair comprando por impulso, aprendendo a investir seu dinheiro naquilo que realmente fará a diferença.

Dicas de Renato Kuroki

1. A imaginação é a ferramenta mais importante na hora de criar seu layout.

2. Evite colocar informação demais (Hardscape e plantas) quanto mais enxuto o layout melhor será.

3. Um projeto é desenvolvido ao longo de meses, não tenha medo mexa e mude o seu layout sempre há algo para ser melhorado.

4. As críticas são melhores que os elogios.

5. Seja persistente, muitos problemas irão ocorrer, não desista de seu projeto.

6. Quando tiver algo que não está dando certo e você não consegue resolver naquele momento, descanse e vá fazer outra coisa, com certeza a solução vai aparecer quando você menos espera.

7. Faça testes de fotografia com muita antecedência, pois você pode evitar imprevistos no dia da foto final.[/toggle]

Dicas de Rony Suzuki

1. Pesquise bastante em livros e na Internet. Não se preocupe com as divergências de opiniões que irá encontrar durante a pesquisa, muitas vezes encontramos métodos diferentes de manutenção que funcionam perfeitamente para um, mas não é prático para outro, o importante é cada método mostrar que realmente funciona ficando a critério de sua escolha. Com o tempo irá se adequando conforme suas características. Com DEDICAÇÃO o aquarista conseguirá montar aquários fabulosos independente do estilo de manutenção que optou.

2. Não tenha medo de fazer alguma coisa errada, errar é aprender de uma forma mais eficiente, apesar de mais “dolorosa”! Não se limite somente na teoria, ponha a teoria na prática sem medo. Com DEDICAÇÃO, os erros serão fáceis de se corrigir.

3. Não fique “bitolado” com algas, principalmente no início da montagem! elas provavelmente irão surgir mas com a manutenção básica muito provavelmente elas irão ficar sob controle, muitas vezes até praticamente sumir. Com DEDICAÇÃO as algas com certeza perderão a batalha!

4. Ensine tudo o que aprendeu para os iniciantes, ajude sempre os que necessitam de um empurrão…lembre que muitas vezes não é necessário passar a informação de “mão beijada” apenas mostre a direção e faça com que o iniciante siga essa direção e termine de aprender por suas próprias pernas, isso irá estender ainda mais o leque de conhecimento, pois na procura do caminho certo, o iniciante irá aprender outros métodos que diferem do seu, ampliando ainda mais o conhecimento de ambos! Com DEDICAÇÃO poderemos conseguir reunir um grande números de aquapaisagistas formando um leque de amizade que não nos deixará desistir do aquapaisagismo!

Nature Aquarium Party 2011 Nature Aquarium Party 2011

Critérios de julgamento do Aquapaisagismo

Qualquer concurso tem um conjunto de regras quando se trata de critérios de julgamento de aquapaisagismo. Certifique-se de fazer sua pesquisa antes de entrar em uma competição como essa, ver quais são as exigências e fazer o seu melhor para cumpri-las. Lembre-se de que padrões de julgamento diferem muito e a avaliação dos juízes também é muito subjetiva. Alguns julgam com base em razões puramente estéticas, outros sobre a qualidade do plantio e crescimento da planta. Tenha isso em mente, e divirta-se bastante ao construir e plantar seu tanque. É muito importante dar-lhe um visual pessoal.

Aqui estão alguns aspectos que juízes sempre levam em consideração ao julgar uma competição de aquários plantados

Long Tran iaplc 2012 3ºExemplo de criatividade, Long Tran, 3º IAPLC 2012

1. Impressão artística
• Composição / Projeto de layout
Juízes procuram um equilíbrio global e harmonia em um tanque. Equilíbrio visual é garantido pelo uso diligente de plantas coloridas e materiais de hardscape, todos dispostos de forma harmoniosa, evitando espaços vazios, sombras que causem distrações, ou uma sensação de confinamento.
• Criatividade
Esta é a parte que destaca o seu tanque da multidão. Os juízes geralmente procuram um layout criativo, com uso inovador de plantas, hardscape e outros elementos visuais, bem como técnicas especiais de acabamento para a foto final (ex.: efeitos engenhosos de iluminação).

Gary Jose Chagas Exemplo de saúde das plantas aquáticas

2. Condições do aquário e saúde das plantas aquáticas
É dada especial atenção à forma como as plantas estão e a forma como cresceram. As plantas aquáticas devem ser cultivadas para o seu pleno potencial, de modo que eles maximizam sua cor, densidade e textura. Os juízes estão sempre procurando sinais de plantas não-saudáveis, como caules sem folhas, folhas descoloridas ou folhas recobertas de algas.
3. Use de hardscape
A aparência final do tanque deve ser harmoniosa. Material de hardscape deve ser escolhido corretamente, para que ele pareça naturalmente integrado com as plantas e projeto de layout.

2º colocado CPA 2014 - Jean Ricardo Olinik Observem que os peixes deu a sensação de profundidade no aquário.  Foto: Jean Ricardo Olinik, 2º CPA 2014

4. Peixes e invertebrados do aquário
Os olhos dos juízes estarão procurando sempre tanques com uma seleção adequada de peixes e invertebrados. Deve haver um equilíbrio entre peixes e o projeto de layout; o peixe deve parecer confortável e natural no habitat aquático. Deverá ser dada especial atenção à maneira em que são fotografados para concursos. Peixes de cardume geralmente são fotografados formando cardumes, enquanto os peixes solitários devem ser fotografados no seu melhor ângulo. (A dica do AquaA3 é adicionar peixes pequenos para não entregar o verdadeiro tamanho do aquário)

Concursos de aquapaisagismo mais importantes (internacional)

IAPLC 2014International Aquatic Plants Layout Contest (IAPLC)

Organizado pela ADA, o International Aquatic Plants Layout Contest (Concurso Internacional de Layout de Plantas Aquáticas) ou IAPLC, é o mais importante concurso internacional de aquapaisagismo. Com um grande número de participantes de todo o mundo, em 2013 houve 2.164 inscrições de 57 países. Você pode ver todas as classificações de 2013 aqui.
No final de cada concurso, o IAPLC publica um livreto contendo fotos de todos os aquários inscritos.
Entre os jurados do IAPLC encontramos grandes aquaristas como:
Takashi Amano (Japão) – CEO da ADA, autor, fotógrafo e um verdadeiro pioneiro no hobby de aquapaisagismo.
Jeremy Gay (Reino Unido) – editor de principal revista de aquarismo do Reino Unido, Practical Fishkeeping.
Friedrich Bitter (Alemanha) – editor-chefe da Aquaristik, a maior revista de aquarismo da Europa, e Caridina, uma revista dedicada a invertebrados de água doce.
Karen Randall (EUA) – aquarista experiente, autora e palestrante internacional sobre temas de aquarismo
Sergei M. Kochetov (Rússia) – ictiólogo, ex-editor contribuinte da revista russa de aquarismo Аквариум.

As inscrições para a edição de 2014 se encerraram em 31 de maio de 2014. O grande prêmio será de 1.000.000 Yenes (9.556 Dólares Americanos). Veja aqui seu website.

AGA Aquascaping contest 2014Aquatic Gardeners Association (AGA)

Um dos concursos mais prestigiados de aquapaisagismo é promovido pela Aquatic Gardeners Association, uma organização internacional sem fins lucrativos de entusiastas de plantas aquáticas. Seu concurso de aquapaisagismo on-line já existe há 14 anos. Confira os últimos resultados de 2013 aqui.

5º EAB – Encontro de Aquarismo de Bauru e CBAP 2011.

Concursos Brasileiros mais importantes (nacional)

CBAP - Concurso de Aquapaisagismo BrasileiroConcurso Brasileiro de Aquapaisagismo (CBAP)

O Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo, CBAP, é o maior e o mais antigo concurso promovido no Brasil, com o mérito de ter sido ao longo de sua existência um dos grandes fomentadores do aquapaisagismo nacional, e cuja história é compartilhada com grandes nomes do aquapaisagismo brasileiro. No seu aniversário de 10 anos, em 2013, o CBAP já contava com centenas de participantes nacionais, um painel de juízes multinacionais com grandes representantes do aquapaisagismo mundial e ganhou sua primeira edição internacional. Todo o histórico do CBAP em todas as suas edições podem ser conferido no site.

Alguns números e breve histórico: Em 2004, acreditaram que era possível e junto com o projeto outros 49 aquaristas também acreditaram. Em 2006, quando o CBAP quase não aconteceu, acreditaram que seria possível realizá-lo mais uma vez e junto com outros 51 aquaristas também acreditaram que valeria a pena. Em 2011, quando pela primeira vez o CBAP teve uma cerimônia de premiação oficial, 80 aquaristas, mais uma vez, acreditaram junto  que havia chegado a hora do Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo dar esse passo a diante. Em 2013 não poderia ser diferente e no ano em que o CBAP completa 10 anos, 139 aquaristas acreditaram que juntos estavam prontos para ser um dos maiores concursos do planeta, deixando claro, o Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo carregava consigo o nome de um povo que naquele mesmo ano mostraria ao mundo que, podemos sim, apesar de todas as dificuldades, ser uma das maiores potências mundiais. O CBAP é um dos concursos mais conhecidos no Brasil, ele nasceu em organizado pelo o site [AqOL]

CPA Concurso Paranaense de AquapaisagismoConcurso Paranaense de Aquapaisagismo (CPA)

Organizado pela Aqualon, o Concurso Paranaense de Aquapaisagismo, ou CPA, foi o primeiro concurso estadual do gênero. Idealizado pelo renomado aquapaisagista Rony Suzuki, o CPA já teve 6 edições. O resultado normalmente é divulgado no penúltimo final de semana de julho, em um evento realizado na cidade de Londrina – PR, que conta também com palestras e confraternização dos aquapaisagistas. Com a divulgação dos resultados do CPA, o Aqualon divulga também uma revista com as fotos e dados dos aquários. Entre os jurados do CPA encontramos grandes aquapaisagistas como: André Longarço, Luca Galarraga, Reinaldo Uherara e Erivaldo Casado. Resultado do CPA – Concurso Paranaense de Aquapaisagismo 2014

Takashi AmanoTakashi Amano

No final, tenha em mente de que o mais importante no aquapaisagismo não é ganhar uma competição, mas sim o quão prazeiroso foi todo o processo de trabalhar com o seu paisagismo. Mais do que cumprir 100% de um conjunto de regras dentro de um concurso de aquapaisagismo, faça o que você ama em primeiro lugar, porque sua paixão e sentimentos sobre sua obra são as coisas que mais importam!

[box type=”success”]Tradução enviada por Walther Ishikawa, ele é aquarista e médico, com um interesse especial em invertebrados de água doce, especialmente as espécies brasileiras. Faz parte da equipe do site Planeta Invertebrados. Colaborações: André Albuquerque, Alex Ribeiro e Carlos Eduardo. Colabore conosco ou ajude a aperfeiçoar esse material. English version: How To Win an Aquascaping Contest [/box]