Rodrigo Paes é lojista e Aquapaisagista de Alagoas, já participou de diversos concursos de aquapaisagismo. Obteve 7º colocado em 2013 e 8º colocado em 2009, ambos no CBAP. A montagem em destaque dessa publicação ficou em 257 de 2.164 montagens no IAPLC 2013.

 o vermelho Rodrigo Paes aquapaisagismo90 x 45 x 45 cm – 182 L
Filtragem: Canister Hopar (1800l/h).
Iluminação: Luminária Hopar (6 x 39W T5 JBL).
Substrato: Mbreda Amazônia.
Fauna: Poecilia wingei “Endler” e Neocaridina heteropoda “Red Cherry”.
Flora: Callitriche sp., Eleocharis sp. “Japan”, Marsilea hirsuta, Staurogyne sp., Hidrocotyle sibthorpioides, Fissidens fontanus, Vesicularia montagnei, Hygrophila pinnatifida e Rotala indica.
Manutenção: Troca parcial semanal de 50% da água.

Vídeo do passo a passo

1-Evolução-O-Vermelho-de-Rodrigo-Paes2-Evolução-O-Vermelho-de-Rodrigo-Paes3-Evolução-O-Vermelho-de-Rodrigo-Paes4-Evolução-O-Vermelho-de-Rodrigo-Paes

Por que não escolheu as primeiras tentativas?
– Como eu queria algo competitivo demorei algumas semanas para decidir o que usar. O fato de querer usar troncos nessa montagem me deu um trabalho extra e tive que tentar diversos materiais e arrumações para ver o que poderia ter mais potencial. Dificilmente um bom aquário sai de primeira.

 o vermelho Rodrigo Paes aquapaisagismoHardscape escolhido

Evolução O Vermelho de Rodrigo PaesEvolução O Vermelho de Rodrigo Paes

Quais equipamentos necessários na hora da montagem?
– Usei um pincel para fazer o acabamento, uma pazinha para facilitar na colocação da areia onde eu gostaria, um borrifador com água (sem cloro) para manter as plantas e os musgos sempre úmidos e uma espátula de culinária (pode ser um esquadro também) para esconder a camada fértil em contato com o vidro. Facilita muito um Sand Flattener nessas horas também.

11 Evolução O Vermelho de Rodrigo Paes

Qual a importância da pré-visualização para você?
– Eu acho importantíssimo a fase de projeto e principalmente fotografar o hardscape antes da montagem definitiva. Muitas vezes algo que fica agradável ao vivo simplesmente não fotografa bem e isso só dá pra saber fotografando e analisando depois no computador. Eu costumo deixar o hardscape montado durante uns dias para tentar ir corrigindo com calma. As opiniões e críticas dos amigos nessas horas são essenciais.

7 Evolução O Vermelho de Rodrigo Paes

Técnicas de plantio nesse aquário
– A técnica é bem simples, o mais importante é já ter definido os locais e as espécies previamente. Plantas de caule e carpetes devem ser plantados mais densos possíveis, caso não tenha a quantidade suficiente no inicio na montagem é só esperar o crescimento que na primeira poda já é possível adensar replantando a poda nos locais que ficaram menos densos. No caso de musgos eu uso um nylon bem fino para amarrar nos pontos corretos dos troncos ou rochas.

Obrigado Rodrigo por ser um dos representantes no aquapaisagismo em Alagoas, boa sorte!!

[box type=”success”]Colabore conosco, enviando a evolução ou o passo a passo do seu aquário. Possivelmente iremos utilizar em nosso site.
Entre em contato. Qualquer dúvida relacionada a essa publicação, utilize os comentários do Facebook ou do próprio site. [/box]