labeo bicolor (Epalzeorhynchos bicolor)Fonte da imagem: Flickr/SarahLee1001

Com suas cores marcantes e aparência de tubarão, o labeo bicolor, Epalzeorhynchos bicolor (Smith 1931), é um velho conhecido de nós aquaristas. Os milhares de indivíduos vendidos nas lojas de aquarismo pelo mundo são produzidos em cativeiro o que representa um ato não intencional de preservação da espécies, dado seu estado na natureza. Atualmente consta na Lista Vermelha da IUCN como Criticamente Ameaçado (CR).

A espécie é nativa do centro e oeste da Tailândia com registros históricos dos rios baixo Mae Klong, baixo Chao Phraya e Bangpakong, que fluem para a ponta norte do Golfo da Tailândia.  Foi declarado oficialmente extintos destes sistemas em 1996 devido à coleta para o mercado de peixes ornamentais, agricultura e poluição doméstica, além de outras formas de modificação do habitat como construção de barragens, mas em 2011 uma população pequena e extremamente localizada foi observada na bacia do Chao Phraya.

Agora, um novo estudo confirmou que ele ainda existe no Mae Klong, com um único indivíduo coletado do canal principal do rio, próximo à represa Maeklong no Distrito de Muang, Província de Kanchanaburi, em fevereiro de 2013, e relatado oficialmente esta semana no ‘Biodiversity Journal’. O local de coleta compreende águas rápidas de mais de um metro de profundidade, com um substrato arenoso e grandes pedras.

River Mae Klong bridge, Burma RailwayRio Mae Klong. Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Naz Gassiep

A descoberta de duas populações separadas nos últimos três anos aumenta a possibilidade do E. bicolor também ocorrer em outros locais, porém os autores do novo estudo chamam atenção que o registro no rio Chao Phraya não foi acompanhado por nenhuma evidência física ou concreta dos dados da localização. Além disso, atualmente é considerado ‘Criticamente Ameaçado’ pela IUCN e a tendência é permanecer assim até que seu status na natureza possa ser definido com mais clareza.

Para mais informações baixe o paper de livre acesso: (PDF)

Fonte: Seriously Fish
Tradução: Raphael Silveira