O Peixe pedra (Synanceia verrucosa), é o peixe mais venenoso do mar e um dos mais perigosos do mundo! Confundidos facilmente com pedras ou corais, eles sobrevivem até um dia fora d’água. Pode ser encontrado no oceano Pacífico e Índico e mede entre 30 e 60 centímetros. A sua alimentação consiste em pequenos peixes e crustáceos. A sua cor esverdeada torna-o particularmente difícil de ser visto pelas pessoas, o que faz com que muitas pessoas os pisem acidentalmente.

Veneno do Peixe pedra Synanceia verrucosa
Estes peixes podem habitar também praias rochosas e lagoas com fundos de pedras. Trata-se de um peixe que é solitário e territorialista e costuma permanecer quieto, sem se mexer, o que permite que as suas presas se aproximem e não os vejam. Se uma pessoa pisar um peixe pedra, o que acontece várias vezes, o seu veneno causa dor intensa e intratável, pois nem a morfina consegue aliviar a dor. A pessoa é forçada a aguentar uma dor insuportável durante várias horas. Há mesmo relatos de pessoas que depois de pisarem em um peixe pedra, chegam a pedir aos médicos que amputem o membro infectado com o veneno, pois não há nada que alivie a dor provocada pelo seu veneno. A sua picada pode ser fatal para as crianças e pessoas idosas se não houver cuidados médicos.

Este vídeo por SmarterEveryDay mostra como essa máquina da morte/dor pode funcionar.

Se você vai para a Austrália, atente para esses “peixinhos”. Sim, lá onde tem os bichos mais estranhos e perigosos do mundo!
[box type=”success” ]Colabore conosco ou ajude a aperfeiçoar esse material. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Fonte e referências: Wikipedia e SmarterEveryDay[/box]