Hoje, onde se comemora o Dia Mundial da Água, seria mais um dia comum para o planeta se não fosse a ação do próprio homem.

O Dia Mundial da Água é um lembrete da ação essa que a cada dia compromete os recursos naturais, sejam renováveis, como a própria água, os não renováveis. E a água todos sabemos, é o sustentáculo da vida no planeta Terra. Paralelo a isso estamos, em 2015, completando a Década Internacional para a Ação “Água, fonte de vida” (UNESCO 2005-2015) cujo objetivo principal é um foco maior nas questões relacionadas com a água em todos os níveis.

22 de março - Dia Mundial da Água

Podem estar se perguntando porque estão lendo isso num site de aquarismo. Antes de lhes responder digo que qualquer ação em prol da conservação dos recursos hídricos do planeta passa pela educação, principalmente a tão chamada Educação Ambiental (EA). São chamadas de outras formas (e.g. Educação Sustentável, Educação Ambiental para Sustentabilidade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável), mas independente do adjetivo, todas carregam o termo Educação.

Veja também: Educação: Aquários e crianças

E agora entrando direto no ponto, nosso tão querido AQUARISMO é uma excelente forma de educar as pessoas para a sustentabilidade da água potável, tanto direta, como indiretamente. Sou estudante Brasileiro de Doutorado, em curso, na Universidade do Minho em Portugal, e minha tese envolve a potencialidade do aquarismo como prática pedagógica em prol da sustentabilidade da água potável.

Mesmo sem dados finais já percebo nitidamente que os estudantes secundaristas que têm ou já tiveram contato com aquários apresentam maiores competências e habilidades para com o meio ambiente, não só relacionado ao meio aquático, mas como um todo.

lago Foto: Leopoldo Barreto – Passo a passo – Montando seu primeiro lago

A prática do aquarismo está ganhando assim mais um significado, comprovado por tese e se aderido à tantos outros, confirmando os benefícios da prática consciente do aquarismo, área dentro da Aquariologia. Crianças, jovens e adultos que se envolvem com o aquarismo adquirem, no mínimo, conhecimentos básicos sobre ciclos biogeoquímicos, males da poluição e mais, nesse Dia Mundial da Água, a importância da água em nossas vidas.

Eduque seus filhos para o aquarismo Pelo lado contrário, o distanciamento das pessoas, em seu dia-a-dia corrido, da natureza traz consigo um empoderamento inconsciente sobre os recursos naturais, onde usam indiscriminadamente porque estão ‘pagando’ o preço delas.

Resultado?

O capitalismo descomedido do consumismo, movido pela máquina do dinheiro, faz com que o ser humano seja levado ao consumo desenfreado sem o senso de que recursos preciosos como a água, ao faltar, nos levará a falência da vida. Já dizia o filme Waterworld (1995), a água (ou falta dela) será motivos de guerra; e olhem que no filme seria em 2500. Pois a crise já chegou em nosso ‘quintal’ bem mais cedo, não acham???

Dessa forma, amigos(as) aquaristas, saibam que somos uma ponta de esperança em divulgar, potencializar, repercutir à todos que não tem acesso a esse hobby, o quanto a água é importante para TODOS, não só para encher nossos aquários, mas também encher nossas VIDAS.