Diversas espécies de peixes ornamentais, invertebrados e animais protegidos internacionalmente por serem ameaçados de extinção foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), durante uma ação conjunta, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, no final da tarde de segunda-feira (16/03/2015).

Apreensão de diversas espécies de peixes e invertebrados ameaçadas de extinção

Por volta das 17h30, policiais rodoviários federais e agentes do Ibama chegaram até uma residência em Realengo, após levantamento do órgão ambiental sobre locais de venda ilegal de animais e peixes ornamentais. Na casa, foram encontradas 79 espécies de peixes – de águas doce e salgada -, quatro aves, sendo um tucano, além de diversos invertebrados – corais, ouriços, moluscos, estrelas do mar e crustáceos. Vários exemplares encontrados são considerados de proteção internacional e ameaçados de extinção, como um filhote de cherne e algumas estrelas do mar.

O responsável pela casa, de 32 anos, admitiu que possuía os animais em cativeiro e que eram comercializados sem qualquer autorização legal. Ele foi autuado pelo Ibama com base na Lei de Crimes Ambientais. As multas aplicadas podem chegar a R$ 70 mil.

Quem alimenta esse mercado ilegal? Deixe a sua opinião!

[box type=”success” ]Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência com conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Fonte: O Globo [/box]