Cenas surpreendentes de um peixe cascudo (Loricariidae) escalando a parede de uma caverna para obter a sua comida. Os cientistas filmaram o peixe executando uma tarefa aparentemente impossível dentro de uma caverna perto de Tena, no Distrito de Napo, Equador. Esta é a primeira vez que o comportamento foi capturado, veja o vídeo no link ou logo abaixo.

peixe-gato escalador

Os pesquisadores estavam tentando documentar os diferentes tipos de animais selvagens no complexo de cavernas quando eles ficaram surpresos ao ver vários peixes tentando escalar uma cachoeira, subindo uma ladeira quase vertical.

Câmera captura peixe cascudo escalador

Como parte de um inventário e mapeamento da flora e fauna preliminares da vida hipógeo em cavernas, desenvolvido em calcários Cretáceo na zona sub-andina do Equador, pudemos observar uma série de cascudos escalar uma cachoeira íngreme na zona escura de uma caverna.

Câmera captura peixe-gato escalador

Os cientistas identificaram o peixe “escalador” como uma espécie de bagre chamados Loricariidae, que são normalmente encontrados em algumas partes da Amazônia e Equador e Peru. Os peixes têm ventosas na boca, que eles usam para se agarrar em rochas e em troncos, durante a correnteza.

Peixe cascudo escalador na caverna

O cientista Geoff Hoese, que liderou o estudo, disse à BBC: “Não é muito surpreendente encontrar um outro peixe-gato subindo em rochas. O que é surpreendente é o ambiente que eles estão fazendo isso. Esta é uma observação importante que merece investigação sobre a razão que eles estão indo lá. Não há dados suficientes neste momento, o bom de pensar, que podemos assistira um pequeno passo evolutivo.

[box type=”success” ]Você repórter, colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Fonte: Daily Mail[/box]