O modo como a humanidade tem progredido é impressionante, para dizer o mínimo. E aquilo que um dia esteve só no campo da ficção científica, novamente, se tornou realidade. Do que estou falando? Você lembra do alumínio transparente de Jornada nas Estrelas IV: A volta para a Terra (assista ao trecho aqui)? Bem, se o alumínio transparente é agora tão real quanto parece, agradeça ao Dr. Jas Sanghera, cientista do US Naval Research Laboratory, que o descreveu como “realmente um mineral, um aluminato de magnésio. A vantagem é que ele é muito mais resistente, forte e rígido do que o vidro. Ele proporciona melhor proteção em ambientes mais hostis — e pode resistir à areia e erosão por chuva

Alumínio transparente agora é realidade

Alumínio transparente agora é realidade

Sendo um material mais durável, terá a capacidade de, com uma camada muito mais fina de espinélio, proporcionar um nível melhor de desempenho, se comparado ao vidro. Quando pensamos em plataformas sensíveis ao peso tais como drones e máscaras de solda, pode ter certeza de que essa é uma tecnologia que irá mudar o modo como vemos as coisas acontecerem.

Alumínio transparente

Sanghera descreve ainda, por alto, o processo de produção: “O pó é levado a uma pressa quente e pressionado a vácuo, agitando-se todas as partículas — e fazendo isso corretamente, é possível eliminar todo o ar aprisionado ali, e o material começa a se tornar nítido”. Quando a folha acaba de sair da prensa, ela é lixada e polida antes de ser refinada para outros usos como vidro à prova de balas. Os preços devem cair com o passar do tempo, e as aplicações ao consumidor também terão benefícios, incluindo smarthphones e relógios.

[box type=”success” ]Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. [/box] Fonte: Ubergizmo, “Transparent Aluminum Now A Reality”
Tradução: Márcio Santana