Conheça as três principais diferenças dos guppies comercializados no Brasil.
No mundo dos guppies existem diversas variedades, é um dos peixes mais populares do mundo! Você sabia que existem diferenças nos Guppies que você encontra no brejo do seu bairro, o guppy na loja de sua preferência e aqueles dos criadores renomados?
Neste breve texto iremos abordar os três principais tipos de guppis do mercado.
Guppy selvagem
(Wild Guppy)
Conhecido como lebistes, barrigudinho, guaru e entre outros nomes regionais, esse peixinho é dono de um encanto sem igual, não é de hoje que essa espécie é uma das mais populares entre os aquaristas.
Os machos apresentam cores, pintas e manchas variadas sobre a cor cinza. As fêmeas são completamente acinzentadas, o tamanho dificilmente passa dos três centímetros e as fêmeas tem média de 4,5 cm. Apresentam as nadadeiras transparentes e pequenas. Estes são encontrados em porções d’água como brejos, lagos e riachos.
Guppy de loja
(PET Store Guppy)
São guppies trabalhados geneticamente principalmente na resistência, precocidade e coloração. Esses são criados de forma intensiva em pisciculturas comerciais com o objetivo de ornamentação de aquários. Geralmente são mestiços, portanto ao cruzar peixes parecidos e/ou da mesma variedade, não irão produzir animais de alto padrão.
Normalmente o guppy pet tem uma beleza inferior ao de linhagem pura, mas não deixa de ser uma boa opção para aquaristas que não possuem o foco de criar animais de auto padrão.
Guppy show
(Fancy Show Guppy)
São peixes trabalhados geneticamente, principalmente no tamanho, formato e cor. Seguem restritos padrões e regras que variam conforme a região e associação que o criador reside. Guppies de alto padrão normalmente são vendidos por não menos que R$ 70,0 a unidade (cotação de 2016). O tipo de nadadeira mais popular é a delta onde os machos possuem a caudal em forma de triangulo com a abertura de 70 graus e dorsal em forma de paralelogramo. Os guppies machos podem atingir mais de cinco centímetros e as fêmeas oito centímetro.
O show guppy é um peixe de linhagem pura com mérito de pedigree. Quase todos os criadores aprimoram as suas características com intuito de competir em exposições e competições em concursos nacionais ou internacionais, levando em conta padrões e regras pré-estabelecidas de acordo com a carga genética de seus exemplares.
Os cruzamentos são feitos criteriosamente obedecendo todos os padrões acima, grande parte desses criadores elaboram relatórios de cruzamento e até heredogramas para facilitar e entender a expressividade de cada gene de sua criação, essa é uma das grandes diferenças do guppy de alto padrão, é um trabalho dedicado ao aprimoramento genético durante muito tempo.
Referencia
Fonte: originalmente publicado na Confederação dos criadores de guppy, com o título “Guppy Selvagem, Guppy Loja e Guppy Show, quais são as diferenças?”.
– KOHNEN, UWE, P. O Guppy, criação e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1983.
Show