Maré vermelha de algas tóxicas vem matando tartarugas, golfinhos,peixes-bois e outros animais aquáticos.
O fenômeno da maré vermelha é um fenômeno natural que ocorre quando algas microscópicas presentes no plâncton marinho se reproduzem, na chamada floração, e deixam a água com coloração turva vermelha ou também amarela, laranja e roxa. Este é um fenômeno que acontece de maneira natural e controlada por este fitoplâncton dos dinoflagelados, protistas em sua maioria autótrofos. Sua coloração avermelhada se deve por possuírem pigmento colorido para a realização da fotossíntese.
Maré vermelha na Flórida
No estado da Flórida uma maré vermelha de organismos chamados Karenia brevis está matando milhares de animais marinhos, dentre eles tartarugas marinhas raras, golfinhos e peixes-bois. Até mesmo um tubarão baleia foi encontrado morto. O fenômeno também atinge humanos que alegam problemas respiratórios em diversos condados próximos. As praias locais estão impróprias para banho e um cheiro insuportável de podridão deixa impossível qualquer tipo de aproximação. Já fazem 9 meses que a maré vermelha persiste e já atingiu quase 300 quilômetros de costa.
Reprodução e explosão populacional de algas
Sua reprodução acontece de maneira assexuada por divisão celular. Quando as condições estão favoráveis, concentração alta de nutrientes no mar, temperatura alta, salinidade e luz estes seres unicelulares aumentam sua taxa de reprodução levando a explosões populacionais. Cada único dinoflagelado se reproduz cerca de 1 milhão de vezes a cada 1 a 2 semanas. Estas condições aliadas a correntes e ventos provocam grande aglomerações destas algas que tomam o oceano com sua coloração avermelhada, provocando o fenômeno da maré vermelha. Normalmente o fenômeno acaba após as condições voltarem ao normal e a população de algas segue controlada.
Causas e perigos deste fenômeno
As atividades humanas no mundo têm aumentado a frequência, intensidade e duração deste fenômeno. O aumento da temperatura global e o despejo de matéria orgânica no oceano gera condições perfeitas para esses microrganismos se proliferarem sem controle.
Estas algas causam sérios danos a outros seres vivos. Peixes tem suas brânquias entupidas pelas algas. Bactérias se aproveitam dessa massa de dinoflagelados para decompor os microrganismos mortos e consomem oxigênio da água. A massa de algas sombreia as camadas mais profundas do oceano prejudicando seres vivos fotossintetizantes. E o maior perigo das toxinas que estes dinoflagelados produzem. São venenos muito fortes levando diversos seres vivos a morte, inclusive perigoso para os humanos.
Mais informações em: washington post e http://myfwc.com/redtidestatus