WABI KUSA – O que é isso afinal?

Wabi Kusa é uma forma de decoração ou arte com plantas cultivadas sobre bolas de substrato, muito semelhante às plantas cultivadas em sistema hidropônico em viveiros. Estas bolas são colocadas diretamente em um pequeno recipiente de vidro com um pouco de água e deixadas para crescer à vontade.

As plantas são mantidas acima da água (emersas), diferentes espécies são agrupadas na maioria das vezes dentro de um recipiente de vidro onde possam crescer livremente. O fundamento é baseado no conceito japonês Wabi-sabi, o qual é praticamente impossível traduzi-lo, é algo sobre  “olhar com os olhos, sentir com o coração e viver com simplicidade.

Leia mais detalhes no link: Passo a passo: Como fazer um Wabi-kusa

Por que fazer um Wabi kusa?

Bem, a maioria das plantas que usamos em aquário aceitam emersão, isso significa que têm a capacidade de se adaptar em ambos os habitats. Muitas espécies só podem ser definitivamente identificadas tendo como referência as suas flores. Então, manter plantas dessa maneira não é uma invenção nova, tem sido praticada por botânicos e entusiastas de plantas em geral.

Takashi Amano utilizando wabi kusa
Takashi Amano utilizando wabi kusa

Como sempre Takashi Amano (1945 – 2015) fez parte disto, em seu museu do nature aquarium, o Wabi kusa foi apresentado pela primeira vez e os visitantes apreciaram demais a novidade. Não demorou muito para começarem a utilizar essa técnica e alguns fabricantes oferecerem uma grande variedade de produtos especialmente para Wabi kusa, como plantas, recipientes de vidro, fertilizantes, lâmpadas e ferramentas.

O Wabi kusa é uma oportunidade única para iniciantes que querem aprender a manusear plantas aquáticas para aquário e conhecer o desenvolvimento de cada espécie.

Como montar um Wabi kusa

A técnica que estamos abordando nesse tutorial segue em paralelo com o método DSM (Dry Start Method) e o cultivo de plantas emersas. Você pode fazer pequenos “Wabi kusas” e posteriormente usar em suas montagens no aquário plantado/Aquapaisagismo. Iremos abordar sobre essa utilização no final da publicação, acompanhe até o fim.

Vídeo montando um Wabi Kusa

Manutenção

Você só tem que borrifar duas vezes ao dia para manter umidade e fazer podas regulares. Se não quer ter muito trabalho, pode automatizar utilizando técnicas de cultivos (por exemplo: Irrigação automática, gotejamento ou nebulizador).

Iluminação

A iluminação é bem parecida com o que usamos em aquário, você pode utilizar desde LEDs até PLs. No caso deste tutorial foi utilizado 2 lâmpadas T5 de 24 watts.

Fertilização

Você não precisa adicionar fertilizantes se o seu Wabi kusa não tiver mais do que um ano, no entanto, pode usar pequenas quantidades de fertilização líquida e acompanhar o seu desenvolvimento.

Como fazer um Wabi kusa

Daremos instruções simples e detalhadas sobre como montar e manter o seu Wabi kusa.

Itens necessários

  • Uma forma para sobremesa;
  • Um recipiente;
  • Substrato fértil;
  • Plantas que aceitem emersão.
Forma para o Wabi-kusa
Forma para o Wabi kusa
Recipiente para o Wabi-kusa
Recipiente para o Wabi kusa
Substrato para Wabi-kusa
Substrato para Wabi kusa
Preenchendo com substrato para o Wabi-kusa
Preenchendo com substrato para o Wabi kusa
Misturando o substrato com um pouco de água
Misturando o substrato com um pouco de água

Vamos adicionar um pouco de água e misturar com o substrato. O substrato não pode ser muito molhado, caso contrário ele pode tornar-se difícil para manusear.

kokedama para o Wabi-kusa
Você pode usar o Kokedama para o Wabi kusa

Pressionamos o substrato até que ele fique com uma textura de massa, é aconselhável usar luvas de borracha ao fazer isto. O nosso bolinho de substrato está pronto e teoricamente você já pode plantar.

Dando forma ao Wabi-kusa
Dando forma ao Wabi kusa

Agora vamos utilizar a nossa forma de sobremesa para pressionar o nosso bolinho de substrato.

Formato ideal para o Wabi-kusa
Formato ideal para o Wabi kusa

Terminamos nosso primeiro formato ideal, faça o manuseio com o cuidado e vamos para a melhor parte.

Plantando o Wabi-Kusa
Plantando o Wabi Kusa

Você já pode plantar! As plantas usadas estão em forma emersa, mas se você quiser usar plantas submersas tem que esperar a sua adaptação.

Plantando o Wabi-Kusa
Plantando…
Plantando o Wabi-Kusa
Plantando…
Plantando o Wabi-Kusa
Últimos detalhes
Mantendo a umidade no Wabi-kusa
Mantendo a umidade

Como manter a umidade no Wabi Kusa

Colocamos os Wabi kusas em um aquário vazio equipado com nebulizador. Em seguida, reduzimos lentamente a umidade de 99% para 40% em cerca de 4-6 semanas. Usamos um hidrômetro normal e configuramos em intervalos correspondentes com um interruptor de tempo (timer). Você pode usar um simples borrifador, em locais quentes sugerimos que tampe uma parte do aquário com vidro, o segredo é a umidade e a temperatura!

Mantendo o Wabi-kusas
Mantendo…
Evolução Wabi-Kusa
Evolução

Como montar um Wabi kusa para o aquapaisagismo

Agora que você já sabe a parte teórica e prática do Wabi Kusa, iremos mostrar uma outra técnica que pode ser utilizada com o intuito de acelerar o crescimento das plantas e organizar melhor o plantio das suas plantas no aquário plantado.

Plantando wabi-kusa no aquapaisagismo
[ANTES] Wabi kusa no aquapaisagismo

Ficaremos felizes se alguém se inspirou para chegar no seu próprio projeto, lembre-se que a técnica pode ser utilizada para diversos fins ou ambientes, não se limite! Sucesso total para todos os seus projetos.

Inspirações

Boa sorte!

Referências

  1. Aquabase, “A cultura Wabi-sabi”
  2. Tradução Bárbara Bione, “WABI-KUSA Step by Step” de autoria de Frederic Fuss.