Cirrhilabrus cyanogularis, nova espécie de “Fairy Wrasses” encontrada nas Filipinas e Indonésia
“Fairy Wrasses” formam um gênero de bodiões muito popular em aquários marinhos e reefs pela sua coloração exuberante e comportamento cativante. Em recifes de coral formam cardumes para se alimentarem, normalmente com mais fêmeas que machos. Ocasionalmente vão sozinhos até a superfície se alimentar de zooplâncton. As vezes também se agrupam com outras espécies de bodiões e podem até cruzar, formando espécies híbridas de bodiões.
Em aquários são geralmente “reef safe” e inofensivos com crustáceos, menos os de menor tamanho. Uma linda aquisição para aquários de recife de corais.
Cirrhilabrus cyanogularis, sp. nov., foi descrito nas localizações da ilha de Banguingui, arquipélago de Sulu, Filipinas e Sulawesi. Esta nova espécie pertence a um complexo de espécies, ou seja, um grupo de espécies muito parecidas entre si, quase que iguais e de difícil distinção, sendo essas outras espécies: Cirrhilabrus filamentosus, Cirrhilabrus rubripinnis, e Cirrhilabrus tonozukai. Essas quatro espécies apresentam uma fileira única de escamas faciais, longas nadadeiras dorsais espinhosas, nadadeiras pélvicas longas. Porém a nova espécie não possui filamento dorsal e nem 6 escamas pré-dorsais. Apresenta grande coloração azul em seu pescoço e manchas pretas na nadadeira dorsal.
Um lindo complexo de espécies extremamente coloridos e exuberantes que são um show de cores para um reef completo!
Leia mais em: https://biotaxa.org/Zootaxa/article/view/zootaxa.4418.6.5 por Yi-Kai Tea, Benjamin W. Frable, Anthony C. Gill.