Peixes ornamentais invadem rios e podem agredir o ecossistema local, crescendo até vinte vezes do seu tamanho normal. Kinguios (Carassius auratus) são capturados com peso de até 2 kg e Carpas (Cyprinus carpio) com até 8 kg e um metro de comprimento, nas vias navegáveis de Western na Austrália. Vídeo
“Muito desses peixes são bem maiores do que os peixes nativos, é assim que eles competem pelo o habitat. Nossos peixes nativos, geralmente tem menos de 10 centímetros de comprimento, como o Pygmy perch ou os peixinhos nativos Minnows.” Diz o Dr. David Morgan, o diretor do Centro de peixes, pescas e pesquisas da Universidade de Murdoch.
Além de se banquetear com os peixes locais, a introdução dessas espécies também estão trazendo parasitas exóticos e doenças com eles. Em Perth, nós estamos cientes de um casal de parasitas. Um deles é bastante devastador para os peixes nativos, é o verme âncora. Um impacto hediondo introduzir peixes exóticos em ambientes naturais.
Efetivamente as pessoas estão fazendo sem conhecer os resultados, ou ocasionalmente deliberadamente, utilizando como isca para pesca. O problema não é exclusivo para a Austrália. Muitos países com climas mediterrânicos também tem suas vias navegáveis invadidos por peixes de aquário, devido a facilidade em reproduzi-los.
A educação é a nossa melhor solução, uma vez que peixes ficam nas vias navegáveis eles são extremamente difíceis de erradicar.
Nó vídeo mostra a captura de um Koi gigante, segundo a própria Freshwater Fish Group & Fish Health Unit, foram capturados 100 peixes nesse dia.