10 mar 2014 por Art Pennom (Sunrise in the Valley by Marcelo Tonon Chiovatto)
Tradução de Marcelo Tonon Chiovatto
Versão em Inglês (English version)

Analise da montagem "Sunrise in the Valley" de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013 90 x 45 x 30 cm – 121 L
Filtragem: Fluval 404.
Iluminação: 8 x T5 Dymax.
Substrato: Seachem Flourite
Fauna: Hyphessobrycon flammeus.
Flora: Rotala sp. “Green”, Rotala indica, Eleocharis minima, Marsilea hirsuta, Glossostigma elatinoides, Callitriche sp., Staurogyne sp, Limnophila sp. “Vietnam”, Taxiphyllum sp. “Flame Moss”, Hygrophila pinnatifida, Fissidens fontanus e Vesicularia sp. (Nambei moss).
Manutenção: Troca parcial de 30% da água semanalmente e injeção de CO2 com cilindro Eden.

Introdução

A cena do aquapaisagismo brasileiro está florescendo. Um dos melhores exemplos do nível de aquapaisagismo que está sendo feito pelos brasileiros é o Sunrise in the Valley do aquascaper de São Paulo, Marcelo Tonon Chiovatto. É um belo exemplo do estilo de Aquário Natural e, para mim, o mais próximo de uma visão do mundo dos sonhos que você pode obter em um aquário. Ah, e também o 3º melhor aquascape no mundo de acordo com o International Aquatic Plants Layout Contest 2013 e Best in Show segundo o Aquatic Gardeners Association’s Aquascaping Contest 2013.

Como muitos de nós, o Marcelo se apaixonou pelo hobby desde criança. É incrível o quão longe ele chegou como um aquascaper. Sinto-me honrado e modestamente agradeço a oportunidade de poder estudar e aprender com o Sunrise in the valley. Obrigado, Marcelo!

Sumario

Sunrise in the valley é um maravilhoso exemplo do estilo Aquário Natural. Marcelo usa fortes pontos focais primários e secundários (a Rotala vermelha/indica) para chamar a atenção e ancorar o layout. Ele então usa escala, cor, matiz e o posicionamento para transmitir perspectiva e profundidade.

O Marcelo não dependeu muito do uso de triângulos, mas o fez apenas o suficiente para caracterizar a composição côncava que define este layout. Ele então usa detalhes para adicionar profundidade e complexidade para o paisagismo. Apesar de eu não gostar do uso de rochas vermelhas, nem da colocação de algumas pedras maiores na frente, eu diria que estes são problemas menores. No geral, a maioria dos elementos trabalham juntos para dar unidade visual e equilíbrio.

Sunrise in the valley ganhou como 3º melhor aquascape no mundo de acordo com o International Aquatic Plants Layout Contest 2013 e Best in Show segundo o Aquatic Gardeners Association’s Aquascaping Contest 2013. Foi uma honra ser possível estudá-lo em detalhes.

Análise completa

Impressões iniciais

É difícil para mim descrever minhas impressões iniciais sobre o Sunrise in the Valley. Eu acho que é porque ele me toca com tanta força que meus sentimentos ficam sobrecarregados e em curto-circuito quando eu tento processá-los. Permita-me ir descrevendo espontaneamente o que estou sentindo e listando o que está passando pela minha cabeça enquanto eu olho o para o layout.

Eu tenho o hábito de primeiramente ler o título da obra, provavelmente, para conseguir algumas pistas sobre o que o aquascaper estava buscando ao criá-lo. Neste caso, Sunrise in the Valley é muito descritivo e nos dá uma imagem mental imediata. Não me lembro de outro layout que tenha tanta correspondência entre o título e sua impressão geral. Não combinam perfeitamente? Você pode ver o sol prestes a arrebentar por de trás do vale com os tons dourados suaves da manhã banhando tudo? É pitoresco, bonito. O sentimento definitivamente combina com o título.

Eu também estou atropelado por quão bem as cores trabalham em sinergia umas com as outras. Elas são muito naturais e agradáveis aos olhos. Nada é muito chocante. No entanto, as plantas vermelhas de ambos os lado do vale saltam aos meus olhos um pouco, como um gosto que fica na boca após provar um bom vinho. Elas são claramente pontos focais.

Sim, as cachoeiras são óbvias, mas elas se misturam bem dada a proporção adequada e a escala. Marcelo usou-as para definir claramente o ponto de vista e dar a impressão de um paisagismo mais profundo do que é na realidade. Elas são de bom gosto. Isso é difícil de fazer. Cachoeiras são normalmente reservados para aquários enigmáticos mas em Sunrise in the Valley, elas funcionaram bem.

Eu vejo a Razão de Ouro na composição e alguns triângulos. No entanto, eu acho que é sutil. O paisagismo é um “V”, em composição suavemente côncava. Marcelo parece ter usado alguns princípios de design, mas manteve-o sutis o suficiente para dar ao paisagismo alguma individualidade e personalidade.

Por fim, os detalhes parecem ser muito bons em direção ao meio do layout. Claramente estão em todo o vale. Os detalhes vão diminuindo e ficam menores à medida que você vai para os lados do layout. Isto dá o paisagismo em geral um tipo de “qualidade de sonho” que eu gosto. Quase como uma máscara de desfoque em um retrato.

Vamos ver se o layout conserva minhas impressões iniciais.

Análise – como os elementos são utilizados

Regra dos Terços

Como sempre, vamos começar nossa viagem através do Sunrise in the valley olhando para a própria composição. Uma das técnicas mais fundamentais usadas para criar uma composição agradável é o uso da regra dos terços. Você pode vê-la sobreposta na imagem abaixo.

Cada linha representa um terço da imagem e os cruzamentos são os locais onde a mente esperaria um forte ponto focal. Este é o caso de Sunrise in the Valley. A linha vertical à esquerda recai sobre um terço esquerdo da imagem. Você, então, espera que a parte mais pesada da composição esteja lá, e é exatamente o que acontece. Observe a linha vertical esquerda cruzando o topo horizontal exatamente na Rotala indica. Bingo, como eu suspeitava, a moita de Rotalas da esquerda é um ponto focal para a imagem.

Marcelo usa a cor para destacar o ponto focal. Esta é uma boa técnica, mas em excesso pode comprometer toda a composição. Eu acho que, neste caso, o vermelho funciona em níveis muito altos.

Observe também que a vertical direita fica no lado direito do banco e toca a moita de Rotalas vermelhas à direita? Isto está insinuando um segundo ponto focal para o layout. Marcelo usa escala para tornar isso mais de um segundo ponto focal eu acho. A intenção é que o olho se concentre primeiro no lado esquerdo e, em seguida, cruze para a direita.

No entanto, sinto que as cachoeiras competem com as Rotalas indicas à direita, como um segundo ponto focal. Meus olhos veem primeiro as Rotalas indicas à esquerda e, em seguida iniciam um movimento para a direita, mas eles se desviam pelas cachoeiras antes de aterrar nas Rotalas indicas da direita. Agora, talvez seja por causa da minha baixa capacidade de atenção e porque me distraio facilmente. 🙂

Eu não posso ajudar, mas pergunto se a composição poderia ser mais forte se a cachoeira esquerda com todo o seu volume, estivesse localizada mais à esquerda, sobre a vertical esquerda que divide o primeiro e o segundo terço. Hmm, talvez.

Em todo o caso, leve em conta o uso de repetição ou o ritmo na utilização de ambas as Rotalas. Elas parecem ecoar umas à outras. Isto faz-nos sentir como se houvesse ordem na composição e nos dá conforto. Uma sensação de paz e tranquilidade.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Seções de Ouro

Muito parecido com a Regra dos Terços, as Seções de Ouro, na foto abaixo, tentam trazer à tona a força e o equilíbrio de uma composição. No entanto, a Seção de Ouro, ou Golden Ratio, usa uma base matemática para se chegar a conclusão que é. A razão é 1:1.618 e pode ser vista abaixo.

Com este ponto de vista, você pode ver que a seção mais pesada da cascata está posicionada na vertical à esquerda, e não as Rotalas vermelhas. O mesmo vale para a cachoeira direita e as Rotalas vermelhas. Isso pode significar que eu posso não estar correto sobre o Rotalas serem pontos focais, mas sim as cachoeiras serem os pontos focais do layout?

Antes de prosseguir, observe como as seção de Ouro dissecam o paisagismo em primeiro plano, meio e fundo. A escolha de plantio do Marcelo parece estar certo, de acordo com isso.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

As espirais de Ouro

A espiral dourada compartilha a relação matemática que as Seções utilizam. Seu objetivo é tentar uma indicação do local mais natural para pontos focais na composição. Lembra que eu disse que eu pensei que a Rotalas vermelhas fossem pontos focais, mas que as cachoeiras competiam com elas? Vamos ver se eu estava certo!

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

A espiral dourada esquerda mostra-nos que, com certeza, a moita de Rotalas vermelhas à esquerda é, definitivamente, um ponto focal do paisagismo. Não é perfeito, mas perto o suficiente para que eu fique muito confortável com a conclusão.

Como podemos ver na imagem abaixo, a moita de Rotalas vermelhas da direita também é indicada para ser um ponto focal. Novamente, não é perfeito, mas perto o suficiente para concluir que os olhos vão achar que é natural para se concentrarem lá. Devido ao tamanho menor, eu diria que é secundário em relação às Rotalas da esquerda. No entanto, porque ele parece ser melhor iluminado (mais leve) do que a moita esquerda, parece o segundo mais próximo. Assuntos mais leves comandam mais atenção do que os elementos mais escuros e eles parecem mais próximos.

O take away aqui é que você pode estabelecer uma hierarquia em uma composição, alterando o tamanho e a cor das seções. Você precisa ter muito cuidado, especialmente na iluminação, ou arrisca desequilibrar o layout. Aqui, eu acho que o tamanho e o volume da cachoeira esquerda superam as mais claras / brilhantes Rotalas vermelhas à direita, portanto, eu diria que é um ponto focal secundário.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Uso da cor como um elemento de design

Nós estabelecemos que as duas Rotalas vermelhas  são pontos focais. Aprendemos que Marcelo usou a cor, a matiz e escala para distinguir entre um ponto focal primário e um secundário. Vamos ver o que aconteceria com a composição geral se Marcelo tivesse escolhido utilizar plantas vermelhas para preencher o meio do último plano (background)?

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Isso tiraria os pontos focais, certo? Eles agora se perderam porque o vermelho está em toda parte e seu olho não consegue encontrar um ponto de contraste. Escala e destacar aqui, não importa. Esse é o ponto, há um elemento dominante que irá fornecer o contraste necessário. Neste caso, é a cor. Quando você estiver usando, cores brilhantes poderosos, cor será quase sempre o elemento dominante.

Vamos ver o que teria acontecido se o Marcelo tivesse usado Rotala com a cor verde só na parte de trás? Como você pode ver abaixo, os pontos focais são completamente lavados. Agora, embora nós queiramos que eles sejam lá, sem a cor e o contraste certo, iria acabar com a composição balanceada.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

A mesma coisa aconteceria se você não usar o vermelho em tudo. O que você acha? Não há contraste.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Similar às regras de Ouro acima, triângulos dourados são uma maneira de ver se a composição será considerada natural quando vista. Como eu escrevi antes, os nossos cérebros estão programados para procurar padrões. Eles são confortáveis e trazem ordem ao caos. Não há nada melhor ou mais familiar que o padrão de triângulos. Vamos ver se Marcelo faz uso do esquema triangular para reforçar sua composição.

Triângulos Dourados

O “Golden Triângulos”, na foto abaixo, mais uma vez reforça o ponto focal para a esquerda (ou seja, a moita de Rotalas da esquerda). No entanto, o uso de triângulos parece ser limitado a este caso.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Lançando o Triângulo Dourado horizontalmente, podemos começar a fazer alguns triângulos. Observe a linha diagonal cruzando parece combinar bem com o fundo. Venha para pensar sobre isso, a foto acima mostra também o ser diagonal bem adaptado pela diagonal.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Vamos sobrepor as diagonais para explorar mais este ponto. Como você pode ver abaixo, a média alta que parece formar “V” forma que é característica de algumas composições côncavas. No entanto, por favor, note que o próprio vale também forma um triângulo. Eu não tinha notado isso antes. É por isso que eu adoro analisar aquascapes, revela os elementos escondidos dentro deles.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Aqui estão os dois triângulos que são sutis, mas existem. Eles ecoam entre si e dão uma sensação de ordem e unidade visual. Você tinha visto antes?

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Vamos agora explorar alguns elementos da composição que realmente a definem. Sem esses elementos, o paisagismo perderia a sofisticação e complexidade. Ele não teria a profundidade que tem.

Perspectiva

O primeiro elemento é a perspectiva. Como você pode ver abaixo, eu acho que Marcelo faz um bom trabalho para dar a impressão de um espaço 3D dentro da foto 2D. O paisagismo parece mais profundo do que realmente é, porque o Marcelo incorporou alguns pontos-chave que dão ao Sunrise in the Valley tão longe, olhar distante.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Há uma clara separação de primeiro plano, meio e fundo que é respeitado, embora a composição. Marcelo, então, usa as cachoeiras de diferentes alturas para evocar uma perspectiva de distância (sendo longe). O caminho vale triangular também dá a impressão de distância, porque é grande na frente e curto na parte de trás. As rochas em ambos os lados servem para reforçar essa ilusão. No entanto, eu vejo algumas das rochas, no lado direito do vale que são grandes demais para ser tão perto da frente. Além disso, a grande pedra atrás da palavra Primeiro Plano também parece grande demais para ser para a frente, uma vez que diminui a sensação de perspectiva.

Estes são problemas menores, no entanto. Acho que Marcelo faz um bom trabalho em geral na construção de perspectiva em sua obra-prima.

Detalhes

Os detalhes são outro elemento que é forte em Sunrise in the Valley . Em todo o paisagismo, os detalhes são o que dão profundidade e complexidade. É apreciado e divertido. Para o observador, é como descascar uma cebola (como se isso fosse divertido) porque há camadas abaixo que são ainda mais suculento do que o último!

A seguir duas fotos em close up retratam alguns dos detalhes, a maioria dos quais estão presentes no centro do layuot-vale. Eles chamam a sua atenção para a composição e, em seguida, para a parte traseira (distância). Marcelo usa diferentes tamanhos de pedras para alcançar este interesse.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013
Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Olhando a imagem acima, eu fiz local algo que me deu uma pausa. As rochas são de cor avermelhada e eles capturaram minha atenção imediatamente. Para mim, eles parecem ser um pouco perturbadoras por causa da cor. Lembre-se que eu mencionei antes, elementos vermelhos são complicados de usar. Cuidados devem ser tomados quando usá-los para que eles não dominem outros elementos.

Através da magia dos computadores, eu tomei a liberdade de retirar o vermelho das pedras na foto abaixo. Será que eles não agora combinam melhor com os outros elementos? Eles não estão competindo para seus olhos.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Na imagem abaixo, eu mudei todas as pedras para uma cor ardósia unificada. Observe como ele se tornou quase preto e branco? Chato e perdendo a vida? Isso mostra que você precisa de alguma cor, como as pedras amarelas e esverdeados com tons marrons. No entanto, muita cor (por exemplo, vermelho) gera desbalanceamento.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013
Generalidade de cores também pode desempenhar um papel importante. É fundamental, geralmente, na definição do modo de paisagismo. Lembre-se que é tudo sobre sentimentos. Ambience, embora a iluminação, pode fazer ou quebrar um paisagismo. Observe a imagem abaixo, onde eu removi a maior parte da sombra do original. Será que ela ainda me sinto como nascer do sol? Não para mim, agora é mais como meio-dia no vale! O conto de fadas e o clima bucólico se foram. Você deve se concentrar no que você está tentando transmitir em seguida, usar elementos (sejam eles detalhes ou de iluminação do ambiente) para alcançar o sentimento que você quer depois.
Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Agora, vamos olhar para alguns dos detalhes mais sutis e ver se podemos descobrir por que Marcelo usou. Primeiro, vamos olhar para esse grande pedra na parte superior esquerda na foto acima. Você pode vê-lo saindo atrás e acima da Rotala esquerda. Para mim, isso aumenta o peso e interesse para esse lado. É uma reminiscência de uma montanha violando a copa das árvores ao longe. Descreve idade e permanência. O que aconteceria com o paisagismo em geral, se não estivesse lá? A imagem abaixo faz exatamente isso.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Não é o paisagismo menos sem ele? Há uma boa regra geral, se é mais sem ele, em seguida, remova-o. Contudo, o oposto também é verdadeiro. Se é menos sem ele, então deixe-o. Este é o caso aqui. Na minha opinião, o paisagismo é muito mais com ele do que sem ele.

Como sobre as plantas no fundo direita. Quando eu notei eles, eu não estava muito certo sobre eles. Você pode vê-las na foto acima. Elas são necessárias? Será que eles acrescentam? Vamos ver. A foto abaixo foi-lhes retirado.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Mais uma vez, acho que o paisagismo é menos sem eles. Elas dão um visual interessante e um pouco de peso para esse lado. Embora no começo eu não sabia por que Marcelo escolheu adicioná-los, faz sentido agora. Poderia ter Marcelo usar outra coisa, como uma pedra menor, para adicionar simetria desse lado, eu não sei. No entanto, as plantas funcionam.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Bem, que tal se nós tirassemos a pedra do lado esquerdo e as plantas do lado direito? Que não iria equilibrar a composição? O que você acha? Na minha opinião, ele retira a complexidade e interesse visual do paisagismo em geral. Lembretes de montanhas sumiram. Altura está faltando como que foi dada pelas plantas de caule de altura. Definitivamente, Marcelo estava certo de usar esses elementos.

Generalidade de cores

Finalmente, vamos focar as cores usadas no paisagismo. Como você pode ver a partir da roda de cores abaixo, as cores do paisagismo tendem a cambada dos dois lados da roda.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Pode revelar-se mais agradável para ter um esquema de cor tríade que representa uma selecção de cores mais dinâmica para o paisagismo. A imagem abaixo mostra o que quero dizer. Repare que a perna azul adicionado para complementar os outros dois formando uma tríade.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

A questão é: como fazê-lo azul em um paisagismo? E, não, a água não conta. Qual seria claro, certo? Confira em um balde branco!? Ah, eu só fiz todos os veteranos da planta aquática “Digest” rir …

Bem, normalmente, azul é adicionado através do fundo do paisagismo. No entanto, neste caso, é clara e deve ser como estamos descrevendo um nascer do sol. Outra forma é através da adição de peixe azul. Em Sunrise in the Valley, eu sinto que os peixes são lavados para o paisagismo. Tenho certeza de que, quando visto em pessoa, o movimento do peixe entra em jogo e eles contrastam suficientemente. No entanto, como estamos a olhar para uma imagem (muito parecido com os juízes do concurso), o movimento é irrelevante.

Ao fazer o peixe azul, é adicionado o contraste necessário e cor. A imagem abaixo tem os peixes pintados de azul. Será que eles não se destacam mais agora e contrastam bem com os vermelhos e os verdes? Obrigado a roda de cores, meus amigos.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Cuidados?

A única área onde eu senti que o layout foi um pouco fraco foi nas laterais. No início, eu disse que os lados perdeu o foco com o propósito de criar esse efeito de máscara de desfoque você ver nos retratos. No entanto, após um exame mais minucioso, vejo que os lados são voltados um pouco sobre o lado selvagem. Veja abaixo as duas imagens para um close-up do que quero dizer.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013
Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Eu esperava que os lados fossem um pouco mais bem cuidados. No entanto, pode ser que Marcelo propositadamente tenha deixado os lados descuidados para reforçar um efeito natural da selva. Se este for o caso, eu entendo. Eu ainda não consigo deixar de pensar que ele retira um pouco do paisagismo em geral, em qualquer caso.

Interpretação – encontrando significado

Para mim, Sunrise in the Valley é o estilo de Aquário Natural. Esse estilo tenta retratar uma cena da natureza no aquário e na maioria das aquascapes vencedoras nos últimos planta aquática layout Concursos Internacionais têm sido tudo sobre representações naturais. Eles quase confundem a mente.

Sunrise in the Valley transmite perfeitamente o seu significado de observação de um vale de longe ao amanhecer, com o sol nascendo, banhando tudo em um tom dourado. Tem atmosfera e caráter. Eu posso quase sentir o ar fresco e vivo o perfume do amanhecer.

Como resultado das escolhas de design que o Marcelo escolheu para usar, o paisagismo dá uma sensação de transcendência, tranqüilidade e paz.

Minha Opinião

Depois de passar por Sunrise in the Valley em cuidadosos detalhes, eu acho que é um maravilhoso exemplo do estilo Aquário Natural, usando um layout côncavo. É magistral o uso da cor para destacar pontos focais e seu uso sutil de escala, faz Sunrise in the Valley uma obra-prima. Certamente valeu os títulos de terceiro no mundo, e Best in Show.

Marcelo é um verdadeiro aquascaper talentoso e trabalhador. Eu não posso esperar para ver o que ele traz para o palco internacional este ano. Na verdade, eu não posso esperar para ver o que todos os brasileiros aquascapers irão trazer este ano!

Marcelo, obrigado por me permitir estudar e aprender com a sua obra de arte.

Não me deixe ter a última palavra, o que você acha de Sunrise in the Valley? Deixe nos comentários!

Tudo de bom, meu amigo!

Assinado Art Pennom

Aviso Importante: Todas as imagens originais do Sunrise in the Valley são de propriedade de Marcelo Tonon Chiovatto e usadas aqui com permissão.

Obrigado, Marcelo!