Foi capturado no dia 13 maio no mar de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, um peixe raro em águas brasileiras. O Peixe-leão foi coletado com vida, colocado em um aquário e encaminhado para a Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, onde irá passar por uma análise genética para que a origem dele possa ser identificada. A espécie tem glândulas venenosas e é natural do oceano Indo-Pacífico.
“Esse peixe foi visto durante um mergulho no último sábado (10/05) na Enseada da Lagoinha, na Prainha. Por ser uma espécie que nunca foi registrada antes em águas brasileiras, decidimos fazer uma expedição pelo local nesta terça para tentar localizá-la, e conseguimos”, explicou o presidente da Associação das Empresas de Mergulho Recreativo, Turismo e Lazer Náutico de Arraial do Cabo, Paulo Henrique.
Equipe fez expedição para encontrar o peixe que tinha sido visto durante mergulho.
A operação para encontrar o peixe contou, ainda, com o apoio de técnicos da UFF e do Insituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). A previsão é que em alguns dias o relatório com as análises do peixe seja divulgado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação de Ambientes Recifais da UFF.
“Nos Estados Unidos e no Caribe a presença do Peixe-leão é considerada devastadora, porque chegou aparentemente de forma acidental e, naquela região, ele não tem predadores naturais, o que colaborou para uma reprodução muito rápida”, completou.
Fonte: G1