Reef Builders – O Yellow Tang é sem dúvida um dos peixes mais populares de aquário pelo mundo, e agora, finalmente, foi criado em cativeiro. Agora nós temos o grande prazer de anunciar os primeiros Yellow Tangs reproduzidos em cativeiro na história.
Muitos peixes de água salgada foram criados em cativeiro, como as espécies de peixes palhaço, por tanto tempo, que agora há uma indústria próspera na criação de ‘design de peixe-palhaço “. Então, por que você deveria se preocupar que os Yellow Tangs criados em cativeiro? Bem, antes de tudo, esta é a primeira vez que o surgeonfish foram criados fora do meio selvagem, em aquários em cativeiro.
Claro que havia número de Blue Tangs sendo criados em Taiwan, mas está é verdadeiramente a primeira comprovação de um sucesso de criação em cativeiro bem documentada aos olhos do público. O hobby do aquarismo de recife tem uma demanda insaciável por Yellow Tangs para tanques com peixes apenas e aquários com corais. Então, se podemos obter alguns ou a maioria dos nossos Zebrasoma flavescens dos esforços de reprodução em cativeiro, faria o nosso hobby amado muito mais sustentável.
Melhor ainda, com o filme “Procurando Dory” (Finding Dory em inglês) programado para ser lançado no próximo ano, recém-chegados ao hobby irão querer os “Dorys”, Blue Tangs (Paracanthurus hepatus) do mesmo jeito que queriam “Nemos” (Amphiprion ocellaris) quando o filme “Procurando Nemo” foi lançado. Se os métodos de criação de Yellow Tangs for claramente explicado e dividido, esse mesmo método poderá ser aplicado para a reprodução de Blue Tangs, e assim poderemos começar a criação de Paracanthurus hepatus em antecipação a reação do público ao que certamente será um filme de sucesso da Disney.
Mas vamos ser claros agora, ainda há muito mais trabalho a ser feito, tem muito chão pela frente, ir de alguns Yellow Tangs até a produção de milhares de milhares de peixes é uma longa jornada. Esperamos que a receita do sucesso de reprodução e criação em cativeiro de surgeonfish seja possível para que seja feita em outros sistemas também; dez anos de tentativas e erros e um know-how do Ocean Institute provavelmente não deve ser fácil de copiar.
Este marco na reprodução em cativeiro de peixes marinhos só foi possível através de pura vontade, determinação e muito sangue, suor e apoio financeiro. Queremos parabenizar toda a equipe que trabalhou na reprodução em cativeiro de Yellow Tangs em aquários, sendo também os primeiros a produzir uma espécie do gênero Zebrasoma, e da família Acanthuridae
[box type=”success” ]Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. [/box]Indicação da notícia: Minoru Nagayama
Imagens: Oceanic Institute of Hawaii Pacific University
Fonte: Reef Builders “Yellow tangs finally captive bred by the Oceanic Institute”
Parabéns pela toda equipe neste espetacular e brilhante trabalho. Deve ter sido uma dura e longa jornada, porém sacramentada com êxito.
O espírito empreendedor de conquistar novos horizontes, faz deste hoby algo simplesmente fascinante, digno de admiração.
Parabéns.