Inspirados em um projeto chamado Twitch Plays Pokemon que usou o site de streaming de jogos Twitch para que os internautas pudessem jogar Pokémon Red/Blue ao mesmo tempo, uma dupla de programadores criou o FishPlaysPokémon, onde um betta chamado Grayson joga Pokémon Red/Blue.
Confira Pokémoluscos: os cefalópodes no mundo Pokémon
A dona do betta, Catherine Moresco e seu amigo Patrick Facheris desenvolveram um sistema para o peixe jogar. Como não há como colocar um controle para o Grayson apertar os botões, o seu aquário é filmado 24 horas por dia e a imagem da câmera é dividida em 9 regiões. Cada região significa um botão e quando os sensores detectam que ele está nadando em uma determinada região, o comando é enviado para o jogo. O aquário de Greyson e o jogo são transmitidos 24 horas por dia ao vivo pelo site Twitch.
Catherine e sua criação. Foto de Jason Koebler via Motherboard
Como é de se imaginar, o jogo se desenvolve de maneira bem caótica. Além do peixe não saber o que faz no jogo, há ainda um “botão” que embaralha as regiões dos comandos na imagem. Grayson ainda passa algumas horas dormindo, o que assusta muitos dos que assistem pois pensam que ele morreu.
Apesar disso, atualmente (09/08/2014) Grayson já conseguiu grandes progressos, como escolher o Charmander como seu pokémon inicial e batizá-lo de AAAABBK, além de ter derrotado o Squirtle em sua primeira batalha com o rival.
Até o momento de publicar esta notícia, cerca de 2,9 milhões de pessoas já deram uma conferida no jogo e 8 mil pessoas estavam assistindo ao vivo.
Acompanhe também o jogo aqui.
Fonte: Canaltech e Motherboard