Apesar da polêmica envolvendo o filme Procurando Dory, temos uma ótima notícia para o personagem principal (Blue Tang).
Muito de vocês já sabem da polêmica envolvendo o filme “Procurando o Dory“, inclusive a nossa fan page tem sido inundada por diversos comentários contra a comercialização do personagem principal, o peixe Blue Tang (Paracanthurus hepatus).
Para a alegria de todos, a Rising Tide Conservation em parceria com a University of Florida, anunciaram a reprodução em cativeiro do Peixe Blue Tang (Paracanthurus hepatus), a espécie conhecida como “Dory”. Este é um grande avanço para a aquicultura de peixes ornamentais marinhos, até hoje os peixes eram coletados de recifes, principalmente na Indonésia e nas Filipinas.
Dr. Judy St. Leger, presidente do Rising Tide Conservation, afirma: “Esse é um novo capítulo na aquicultura de peixes ornamentais. Os aquaristas podem agora saber de onde muitos de seus peixes vêm. A coleta de peixes de recife é uma questão complexa, quando há questões de práticas destrutivas. Tendo uma fonte alternativa pode beneficiar peixes, pessoas e recifes.”
O avanço foi possível graças aos esforços de uma equipe comprometida de biólogos, incluindo Eric Cassiano e Kevin Barden da Tropical Aquaculture Laboratory da Universidade da Flórida, em Ruskin, Florida. O laboratório é dirigido por Craig Watson, e do programa de Conservação Rising Tide, é supervisionado pelo Dr. Matt DiMaggio. Identificar esta espécie é um dos interesses de conservação para a aquicultura.
Craig Watson, diretor da University of Florida Tropical Aquaculture Laboratory disse: “Estamos empenhados em melhorar a ciência da criação de peixes e nós estamos orgulhosos de fazer parte do Rising Tide. Somos uma equipe de sucesso devido ao seu conhecimento, compromisso e capacidade de trabalhar com os outros para atingir um objetivo comum. Eric e Kevin desistiu de feriados para que isso aconteça. Eu não poderia estar mais orgulhoso deles do que eu sou hoje.”
Esforços estão em andamento para desenvolver técnicas para a criação deste peixe ornamental na Flórida e no Havaí no Oceanic Institute of Hawaii Pacific University. Dr. Chad Callan do Instituto Oceanic, comentou: “A base da Rising Tide Conservation é a comunicação e partilha. Esta descoberta veio, em parte, a partir de métodos de propagação Yellow Tang aqui no Hawaii. Esperamos muito mais espécies a ser reproduzido com sucesso usando as técnicas que fizeram dessas duas espécies icônicas. “A própria equipe de Callan marcou um grande avanço em 2015 com a primeira produção comercial de Yellow tang, uma espécie de peixe ornamental no comércio do aquário marinho.
Sobre Rising Tide Conservação
Fundada em 2009, a Rising Tide Conservation é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à conservação dos recifes corais. O programa desenvolve alternativas de aquicultura sustentáveis para recolha de peixes ornamentais marinhos dos recifes. Rising Tide é composto de partes interessadas dos aquários públicos e comunidades do jardim zoológico, institutos de pesquisa, universidades, produtores de peixes tropicais, atacadistas e varejistas, bem como inúmeras empresas e organizações na indústria de peixes ornamentais.
Sobre a Tropical Aquaculture Laboratory da universidade da Florida
Fundada em 1996, a Tropical Aquaculture Laboratory faz parte da Universidade do Instituto de Alimentação e Agricultura Ciências da Flórida, e cai dentro da Escola de Recursos Florestais e Conservação. A sua principal missão é fornecer pesquisa e extensão apoio científico à indústria da Flórida única peixes ornamentais.
Conclusão
Nem toda força tem apenas um lado, em contrapartida do filme Procurando Dory, há diversas outras forças concentradas para a preservação e a conscientização em prol da espécie. É um grande começo!
Referências e fonte: Reef to rainforest Media e Rising tide Conservation
Imagens: UF IFAS Tropical Aquaculture Laboratory
Indicação dos leitores: Leonardo Carvalho e Marcelo Queiroz