Hyphessobrycon piorskii é nova espécie de tetra parente do peixe Mato Grosso
Uma nova espécie de tetra, Hyphessobrycon piorskii, foi descrita na bacia do rio Preguiça e na bacia do rio Munim. Esta nova espécie pertence ao gênero Hyphessobrycon, gênero de muitas espécies de tetras como o famoso Mato Grosso, e dos tetra Foguinho, Black Phantom, Tetra-limão, Buenos Aires, Neon negro, dentre vários outros. Inclusive é notável a semelhança com o tetra Mato Grosso.
Análises de DNA identificaram uma diferença genética de 14% de sequências divergentes de seu parente mais próximo, o Mato Grosso. Isso traz também chances deste peixe formar um novo e único clado. Este novo peixe vive em águas bem oxigenadas, rasas e transparentes em diversos tipos de substrato. Os rios onde foram encontrados variam de 90cm a 10 metros de largura com águas claras e substrato de cascalho, galhos e folhas.
Costumam viver próximo troncos e raízes e entre vegetação aquática. Se alimenta de algas, pequenos insetos e crustáceos.
Seu nome Piorskii é uma homenagem ao ictiologista Nivaldo Magalhães Piorski pelo seu trabalho no estado de Maranhão.
Mais informações em: https://doi.org/10.3897/zookeys.765.23157 por Erick Cristofore Guimarães, Pâmella Silva De Brito, Leonardo Manir Feitosa, Luís Fernando Carvalho-Costa e Felipe Polivanov Ottoni.