Gerente de projeto James Bruce supervisiona projetos comerciais e residenciais, e é especialista em sistemas de filtragem/suporte para aquários pela Red Fin Aquarium Design, uma das empresas líderes no ramo em Hong Kong e Macau. Formado em engenharia, Bruce trabalha com aquários por quase uma década e foi aquarista sênior no Wynn Resorts em Macau, onde foi responsável pela manutenção do aquário de 11 mil litros de águas vivas, o maior do tipo no mundo.
“É comum aquaristas dizerem que eles não estão cuidando de peixes, mas sim que eles estão cuidando da água. Se isso for executado corretamente, os peixes e fauna tomarão conta de si próprios” disse.
Por que um kinguio em um globo se você pode ter um oceano em casa? Hoje em dia, aquaristas estão quebrando os limites da sua paixão explorando as muitas possibilidades onde montar um aquário, como uma pista de dança, pias de banheiros, mesas de café ou até um anúncio em um ponto de ônibus.
No ano passado, o designer britânico de gadgets de luxo Stuart Hughes criou o Aquavista Dinosaur Gold, feito de um pedaço de osso de Tiranossaurus rex que custa aproximadamente US$4.9 milhões – contudo muitos podem considera-lo muito pequeno e simplório para tal preço.
Para aqueles que querem realmente deslumbrar família e amigos, Bruce e sua equipe no Red Fin desenharam um cômodo dentro de um aquário. “Nós queríamos que o proprietário se sentisse envolvido pelo oceano, então nós criamos um aquário circular sem cantos que prejudicam a sensação de imersão. O espaço interno possui 10 metros de largura, o que significa uma área útil de mais do que 75 metros quadrados que podem ser usadas em cerimônias de jantar e festas, ou até para música e dança” disse Bruce.
Uma região com a maior biodiversidade em recifes de corais e vida marinha conhecida como o Triângulo de Corais – uma zona geográfica no oeste do Oceano Pacífico que compreende as águas da Indonésia, Malásia, Papua Nova Guiné, Filipinas, as Ilhas Salomão e Timor-Leste – é reproduzida dentro do aquário, que conta com quase 160 mil litros de água e aproximadamente mil peixes de mais de 100 espécies.
“Existem peixes grandes e chamativos como o Anjo Rainha e o Anjo Imperador, e grandes cardumes de peixes menores como os anthias e chromis, que proporcionam uma das visões mais impressionantes em um recife quando movem em sintonia. Nós incluímos também centenas de gobies diferentes, blennies e outros peixes pequenos” diz Bruce.
Os corais que revestem o fundo do aquário crescem de pequenos cortes conhecidos como “fragmentos”, coletados de recifes. “A maioria destes é [o coral duro] Scleractinia escolhidos pelas suas cores brilhantes; também incluímos alguns Alcyonacea para completar a reprodução do ambiente natural.”
Uma variedade de camarões, caranguejos, bivalves, anêmonas, pepinos do mar, pequenas lagostas, ouriços e lesmas foram incluídas para avivar o cenário e manter o ecossistema balanceado. “Muitas vezes os donos de aquários são conscientes da origem da biota, e é importante para eles saberem se os peixes e invertebrados são cultivados ou coletados sob quantidades sustentáveis,” diz Bruce, que já construiu tanques de vários tipos, de polvo gigante do Pacífico até de águas-vivas.
A parte mais cara do aquário seria o tanque de 35 toneladas de acrílico, feito de várias placas de 110 mm que são moldadas na fábrica e então soldadas no lugar da montagem. Seguindo o custo de instalação e o sistema de filtragem/suporte a vida ultra sofisticado, monitorado e controlado por computador.
“Este sistema pode fazer de tudo, desde manter a temperatura e iluminação até a enviar mensagens para seu telefone se ocorrer algum problema com o tanque” disse Bruce.
Osistema de filtragem usa automação informatizada para simular o ambiente natural dos habitantes do aquário e pode ser alojado em um cômodo separado tanto acima quanto em baixo ou no mesmo andar do aquário. A iluminação seria programada para seguir exatamente o ciclo solar-lunar do Triângulo dos Corais – a iluminação começaria de manhã para coincidir com a aurora na Indonésia ou Fiji, aumentaria durante o dia, então obscureceria no entardecer. A noite, luzes de LED recriam as fases da lua conforme ocorre no Triângulo dos Corais.
“Muitas criaturas aquáticas dependem do ciclo da Lua para sincronizar suas fases de reprodução no recife, portanto é importante que o dia, a noite e o ciclo lunar sejam recriados com perfeição no aquário” disse Bruce.
O trabalho de Bruce não termina só com a montagem. Uma vez que o tanque está montado e enchido, a Red Fin cuidará da manutenção, incluindo alimentação, limpeza duas vezes por semana por um mergulhador profissional, análise da qualidade da água e verificação se o funcionamento dos sistemas de suporte a vida, iluminação e filtragem estão em ordem.
[box type=”success” ]Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Fonte: South China Morning Post e Red Fin Aquarium Design [/box]
PODEM ME DAR UM PEIXE BETTA????