Vamos falar um pouco das temíveis Cyanobacteria e como combater esse mal que aflige tantos aquaristas acometendo a desistência de alguns.
O que é Cyanobacteria?
Cyanobacteria (do grego: cyano, azul + bacteria, bactéria) pertence ao Domínio Bacteria, ordem Cyanobacteriales, classe Photobacteria ,são popularmente denominadas cianobactérias ou algas azuis devido sua antiga classificação taxonômica, que considerava pertencentes a divisão Cyanophyta classe Cyanophyceae que inclui organismos aquáticos, unicelulares, coloniais ou filamentosos fotossintéticos.
Como combater as Cianobactérias em aquário?
O tratamento será feito com Eritromicina encontrado com facilidade em qualquer farmácia da sua região. Observando que a Eritromicina não afeta diretamente a fauna do seu aquário, mas pode interferir na biologia contido em seu aquário. Use com extrema precaução e faça os testes de parâmetros para verificar qualquer mudança brusca.
A planta abaixo foi utilizada como ponto inicial de observação, será visível ver a diferença no termino do tratamento.
Quando chegar o fim do fotoperíodo será feita a primeira aplicação, a quantidade estabelecida será de um comprimido de 500mg para cada 100 litros de água. Fazendo um cálculo para aquários menores que 100 litros, as cápsulas serão fracionadas (Ex. aquário de 50 litros será aplicado metade do comprimido, aquário de 75 litros o comprimido será dividido em quatro partes…)
1° Passo
Macerar o comprimido até virar pó igual aos grão de açúcar, clique na imagem.
2º Passo
Fazer uma troca parcial de água de 30% e remover as Cianobactérias manualmente. Depois diminua a vazão do filtro para mínimo possível, pois assim as bactérias nitrificantes responsáveis pela filtragem da água não serão tão afetadas.
3º Passo
Dilua o pó do comprimido macerado em um pouco de água para ser dispersado no aquário e aplique o remédio diluído por toda a extensão do aquário ou nas partes afetadas pela Ciano. Observe que isso será feito a noite ou no fim do fotoperíodo (com as lâmpadas apagadas ou baixa iluminação).
1º Dia de tratamento
No dia seguinte, período da manhã ligue as lâmpadas e deixe o aquário em modo normal com todos os equipamentos ligados. E continue com a atividade do seu aquário normalmente.
Do 2º ao 3º dia de tratamento continuar com a rotina normal do aquário.
4º Dia de tratamento
Nota-se a diferença da agressão do tratamento nas Cianobactérias
5º Dia de tratamento
Faça uma troca parcial de 50% e veja o resultado do tratamento, nesse período há poucos vestígios das Cianobactérias.
Nota: Uma boa manutenção é fundamental para um aquário saudável!
Referências: Wikipedia
Texto e imagens: Paulo Felipe Esteves
Boa Sorte!
AquaA3 – Aquarismo Alagoano
ola, o tratamento ficou um pouco confuso, nao sei se ao longo dos 5 dias devo repor o antibiotico ou so esperar o periodo de 5 dias…
desde ja muito obrigado e parabens !
Olá, vamos atualizar esse conteúdo. Obrigado pelo o feedback.
Esperar durante 5 dias