As carpas (Nishikigoi) significam sucesso na cultura japonesa, e acabaram caindo no gosto dos brasileiros apaixonados por peixes ornamentais.
O público é seleto, tendo em vista o preço que pode ser bastante salgado: as carpas nishikigoi, que são consideradas “top de linha” por características diferenciadas, podem custar até R$ 20 mil.
Haruki Tanabe (foto acima) é especialista em nishikigois e segue em atividade com sua loja Piraporanga na cidade de Suzano (SP). Começou a criação há 40 anos e foi ao Japão, seu país de origem, fazer curso com um dos cinco melhores criadores de carpas do país asiático nos anos 1970.
Veja a entrevista com o especialista Haruki Tanabe
As carpas (Nishikigoi)As carpas (Nishikigoi) significam sucesso na cultura japonesa, e acabaram caindo no gosto dos brasileiros apaixonados por peixes ornamentais.
O que é Nishikigoi?
O termo nishikigoi é composto de “nishiki” = brocado, êxito na vida; e “goi” (ou koi) = carpa. Realmente existem tipos de nishikigoi que parecem estar vestindo roupa de brocado. No seu habitat a carpa desafia e vence cascatas, fato que metaforicamente leva seu dono a ser considerado uma pessoa de sucesso. Há uma lenda que conta que as carpas que conseguem vencer a correnteza das quedas d’água transformam-se em dragões.
A nishikigoi não é uma espécie diferente, apenas uma variedade da espécie Cyprinus carpio. Há cerca de 200 variedades que são classificadas por cores, estampas, tamanho e outros quesitos que certificam a qualidade do animal. A genética não está definida e não funciona como em cães: mesmo cruzando dois exemplares da variedade Showa Sanshoku entre si, a possibilidade de se obter Showa Sanshoku é de apenas 20% ou até menos.
Na cultura oriental, além deste significado, a carpa é usada para comemorar a existência de um filho homem na família. Todo dia 5 de maio, o “dia dos meninos”, é hasteada uma bandeira com formato do peixe colorido (chamada de koinobori) em todas as casas que tenham descendentes masculinos.
Quanto a seu temperamento, são peixes pacíficos que nunca brigam entre si. Conseguem também criar uma relação com seu criador, comento o alimento na mão e reconhecendo-o quando aproximado do lago em que o bicho vive. Vivem em média 70 anos (o recorde registrado é de 226 anos, segundo Tanabe,) e podem ser companheiros de toda vida.
Entre as “indicações” para criar carpas, elas geram diversos benefícios: observar o nado destes peixes ajuda na higiene mental e causa relaxamento; traz sorte, é de fácil criação, tem vida longa, dá status (significa sucesso), além de decorar o ambiente.
Outros nomes: Carpa, Koi ou Nishikigoi.
Variedades da Nishikigoi
Fonte/Referência: Revista Globo Rural, “Carpas ornamentais“
Boa noite,
Muito interessante, são realmente muito lindas, à principio não parece ser difícil ter algumas em um tanque apropriado. Qto a reprodução, neste item parece ser complicado pois não existe um resposta genética com marcação dos fenótipos ao cruzamento direcionado, uma vez que o índice esta em menos de 20%…
Tenho interesse na aquisição, poderiam enviar tabela de preços e cores.
Obrigado Ferdinando
Olá ! Gostaria de um livro com imagens e descrição de carpas ! Grato